Curtirmos o filme B

Eu tenho uma amiga no Threads que questiona o mundo e a humanidade por meio de sua confiança e provocação. No meio literário, a uma longa discussão sobre os romances hot e a falta de criatividade dos escritores da amazon. Pois bem, eu vi o post dela questionando essa necessidade de ver algo cult. Então, uma amiga nossa citou que gosta de ver filmes trash e eu arrematei afirmando que gosto de filme B e afins.

Será que seremos julgados…

Uma grande questão contemporânea são os fiscais de gostos alheios. Eles criticam quem gosta de algo para as massas. Isso vai dos nossos filmes B até o Big Brother Brasil (eu não acompanho por não ter muita paciência). Isso vem de uma necessidade de ter algo criativo e agregador em uma era da fama no TikTok onde todos querem ser reconhecidos tanto por suas habilidades quanto por sua ausência de qualidades na ágora pública.

Isso não me chateia. Mas pensemos que muitas pessoas na necessidade de serem famosos. Fazem de tudo pela fama sem medir as consequências quando surge um intelectual das redes sociais criticando o mundo e a humanidade por sua ausência de cultura erudita diante de uma crítica a sociedade de consumo, mercado e do espetáculo onde faz longa laudas onde o povo inculto é um dos males do século tal como um vilão da franquia 007.

O povo não tem instrução e o nosso mercado cultural é pequeno. Por isso que temos este mal estar cultural onde vemos uma longa produção de coisas sem nenhum mérito artístico. Mas que gostamos por ser uma forma de diversão e escapismo onde podemos passar o tempo assistindo diante de uma realidade tão complicada com as contas a pagar e os problemas pessoais onde não temos como fugir atualmente.

Eu gosto de filmes B por ter uma forma de cultura e reflexo de uma época para a nossa sociedade não estava preocupada em ter um engajamento nas redes sociais ou ter uma postura intelectual onde todos mostram um vasto conhecimento sobre o nada. Enfim, não queremos uma profusão de arte pelos cantos. Só necessitamos de músicas ruins, filmes que não param em pé e romances escritos pra válvulas de escape dos nossos desejos secretos.

Deixe um comentário