A vida adulta de um autista

Eu estava no pronto socorro por causa da febre intensa e dos calafrios. Lá encontrei o médico que usa croocs, um sapato mais confortável do mundo e bem prático. Aquilo me deixou mais confortável em um ambiente tão complicado como os hospitais públicos. Ao mesmo tempo, eu vi um senhor que tinha alzheimer com o soro em suas veias e sua esposa cuidando-lhe por ele ser arredio diante da progressão da doença.

Eu estava conversando com ele e se sentia mais confiante em si. Sua esposa me perguntou se eu trabalhava em um posto de saúde dada a minha semelhança física com um trabalhador da área. Mas logo percebi que ele ficava mais calmo a medida que outras pessoas o interagiam para se sentir acolhido ao longo da estada no setor de hidratação em que eu estava para tratar da minha febre com um soro de plasil e dipirona.

Havia uma jovem com um dor no abdomen. Seu namorado não podia permanecer ao lado dela por causa do protocolo médico. Minha mãe estava comigo por que uma pessoa com necessidades especiais como eu tem esse direito assegurado por lei. Ela estava inquieta no smartphone. Mas vomitou em pequenas quantidades tanto que peguei o lixo perto de mim para que ela botasse tudo pra fora para lidar com aquilo.

As pessoas tem medo de irem aos hospitais devido os problemas do sistema público por termos uma falta de agilidade nos atendimentos. Eu vejo isso com os meus amigos autistas que pagam caro por tratamento nos planos de saúde que são cancelados por serem caros demais segundo as operadoras pelo fato do autismo ser uma condição neurológica cujo os custos não são precificados como diria alguém do jargão financeiro.

O senhor com Alzheimer ficava inquieto. Minha mãe conversava com sua esposa sobre eu ser autista. Ela falava dos momentos que tinha comigo por descobrir a minha condição. Ao mesmo tempo que a senhora relatava que seu marido precisava tomar uma dose pesada de calmantes para conter seu comportamento pelo fato da demência matar seus neurônios aos poucos afetando sua mente. Essa é a vida adulta de um autista.