O caipira de Pindamonhangaba

Eu tenho raízes caipiras pelo fato de minha família vir do campo. Tanto que nasci em um cidade do interior como Pindamonhangaba (onde moro até hoje). Isso me faz ter que me explicar porque o DDD é 12 enquanto os baladeiros cariocas usam o DDD 21. Tanto que as pessoas pensam que sou um fake por ter uma fala tão estranha para um público acostumado com palavras como sarrar.

Isso é normal para mim. Muitas pensam que uma pessoa como eu que mora em uma cidade do interior não acompanha os dramas do mundo. Existe uma visão de quem mora nas capitais ou em grandes cidades do interior de quem é um caipira possa ser um sujeito ingenuo e deslumbrado com a metrópole. Mas isto é uma visão equivocada.

Isto me lembra uma vez em que um conhecido virtual que estudava história na Unicamp não sabia da Operação Oxigene onde o serviço secreto francês queria sabotar um navio do Greenpeace na Nova Zelândia para evitar um protesto contra os testes nucleares na polinésia francesa. Então, espantado. Ele me perguntou que François Mittiterrand era um terrorista?

Muitas pessoas que moram nos grandes centros ignoram que exista uma vida inteligente em lugares improváveis como Pindamonhangaba. Não temos por exemplo, um teatro. Mas temos uma faculdade de artes cênicas junto com cursos de teatro amador onde pode entender a dramaturgia de maneira interessante e tendo alunos ávidos por conhecimento.

Isso já me fez amigos e inimigos ao longo da minha vida. Lembro de uma dançarina burlesca que me deletou de comum acordo porque me considerava chato e prevísivel pelo fato de sempre estar citando ouvir a BBC Radio 4 em 2013. Depois, um amigo me disse que ela era de Minas e ficava sendo poser em Curitiba. Coisas de um caipira de Pindamonhangaba.

Um comentário sobre “O caipira de Pindamonhangaba

Deixe um comentário

