Meu lado Roy Jenkins

1967, o Reino Unido discutia se a homossexualidade ainda era considerada crime. Mas isso foi resolvido com a decisão do então secretário do interior trabalhista Roy Jenkins. Ele foi considerado o mais liberal chefe do Home Office na história por permitir que os gays não fossem punidos e ter permitido o aborto em um país em seu momento conservador como o GBR dos anos 1960.

Percebo isso quando converso com os meus amigos gays sobre variados assuntos. Eles confiam em mim como bom confidente além de não me julgarem por ser um liberal-conservative. Jenkins é considerado um verdadeiro social-democrata por entender as demandas de uma sociedade em constante mudança como uma revolução em marcha.

Isso se reflete em questões externas como a entrada do Reino Unido na então comunidade europeia em 1973 e no referendo de 1975 onde ele fez uma campanha onde gastou a sola do sapato por todo país para explicar as vantagens do mercado comum europeu para uma sociedade que estava desconfiada com o temor da perda de empregos com a integração europeia.

Um momento importante disso foi um debate entre Jenkins e o eurocético Tony Benn (então secretário das indústrias) exibido ao vivo no programa Panorama da BBC One para o desespero do primeiro-ministro trabalhista Harold Wilson que temia uma profunda divisão dentro do partido trabalhista que pudesse permitir a volta dos conservadores liderados por Margaret Thatcher.

Se sempre existiu a figura personalista de um homem que personificou os ecos de uma sociedade ansiosa por mudanças e ao mesmo tempo, se propôs ao oferecer uma agenda de ideias e propostas que julgavam ser necessárias para o futuro de sua pátria. Tenho que reconhecer o trabalho de Roy Jenkins em favor do Reino Unido e dos homossexuais.

Anúncios

Um comentário sobre “Meu lado Roy Jenkins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s