Lendo as newsletters

Nos anos 1950, a Austrália não tinha um jornal de circulação nacional. O grupo Fairfax tinha jornais como o Sydney Morning Herald cujo os exemplares eram enviados por avião para regiões distantes do país. Então, Rupert Murdoch cria o The Australian e os diários metropolitanos perdem força no mercado editorial com o passar dos anos.

Contei essa história para falar que estou me informando sobre política australiana por meio de um newsletter da edição australiana do jornal britânico The Guardian junto com a criação da surcusal aussie do diário americano The New York Times. Isso me faz ser um australianófilo que acompanha as desventuras do premiê Malcolm Turnbull.

Mas o hábito de abrir o meu email para ler newsletters é uma coisa que estou me acostumando rapidamente. É como se fosse abrir um jornal para ler no café da manhã como era comum nos Estados Unidos dos anos 1950 onde os madmens iriam para as agências de publicidade para discutir novas ideias atrás de um bom copo de Dry Martini.

És um mundo novo com qual estou lidando bem para ler as reportagens e os assuntos do dia mesmo não tendo um amigo para comentar sobre a política australiana, os rumos do Reino Unido e as recentes atrocidades cometidas por Donald Trump no Twitter. Me sinto aquele senhor que senta na poltrona para ler as boas novas do planeta.

Bem, eu lido bem com isso porque escrevo sobre tais assuntos nos meus blogs. Mas me pergunto porque os jornais brasileiros não fazem boas newsletters com um resumo apurado dos assuntos invés de por um monte de links para sites dos mesmos. Eles deveriam ter aprendido com o trabalho feito pelo grande Sydney Monrning Herald, The Age, The Australian, The Guardian e New York Times.

Um comentário sobre “Lendo as newsletters

Deixe um comentário

