Os seres incolores

Em 2013, o escritor japonês Haruki Murakami lançou um romance chamado o incolor Tsuruku Tazaki e os anos de peregrinação. Em tal obra, Murakami retratou a solidão junto com o fato de Tsuruku ser rejeitado por um grupo de amigos na adolescência por ser um sujeito desinteressante e graças a um novo amor, ele correu atrás de seu passado.

Eu lido com isso ao ouvir os desabafos de meus amigos, conhecidos e parentes. Parece que a vida não lhe foi generosa se for comparada com um vizinho próspero ou um conhecido felizardo. É como se fosse aqueles encontros de colegas de escolas para comparar quem deu certo ou errado logo após sair da certeza dos anos escolares para a incerteza do mundo adulto.

Outro romance que retrata bem isso é a tetralogia Coelho do finado escritor americano John Updike. Onde ele conta os desatinos de Harry Rabbit, que estava predestinado a ser um astro do basquete. Mas por causa de uma lesão. Ele se contentou a ser um vendedor de carros japoneses nos tempos em que o status do americano é ter um Cadillac.

Nós não temos controle sobre o nosso destino. Mas percebo que as pessoas com quem convivo se sente incomodadas ao ver uma pessoa que deu certo ou que seja interessante. Meus amigos de MBTI lidam com essa frustração a todo tempo ao ver um extrovertido feliz ou vejo todos aqueles que liam a saga Harry Potter se perguntando se são sonserina ou grivinólia da vida.

A pergunta que me faço é se estamos lidando com seres incolores como retratados no romance de Murakami. Tsuruku é incolor em japonês e foi rejeitado por seus amigos que tinham nomes de cores no idioma nipônico. Isso nos permite uma reflexão sobre nós mesmos a nossa capacidade de reinventarmos em um mundo tão cinzento como o nosso.

Anúncios

Um comentário sobre “Os seres incolores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s