O espírito esportivo

O termo espírito esportivo sempre é usado quando alguém aguenta uma crítica ou provocação de maneira agradável e leve. Bem, eu nem sempre fui um apreciador de tal prática. Mas na minha vida adulta, tais palavras fizeram sentido em momentos onde a fúria cegava a minha sensatez. Porém, voltava ao normal ao perceber que se tratava de uma tempestade em copo d’água.

Eu percebo isso em relação ao futebol. Se na minha pré-adolescência ficava irritado por ser chamado de Corinthiano e na adolescência, o ato de pegar a camisa do Corinthians de um amigo timãolesco e jogar pela janela da escola onde fiz ensino médio como um momento de raiva e ao mesmo tempo de mostrar um descontentamento com o futebol.

Eu sou são-paulino e aturei várias píadas sobre a sexualidade do torcedor tricolor e fama de fritar o brioco (o popular queima-rosca). Mas com o passar dos anos. Isso perdeu a graça para mim. Então, comecei a por em prática o espírito esportivo. Continuei a fazer piadas sobre o futebol, mas sem aquele fervor religioso que vemos nos programas esportivos.

Mas o espírito esportivo ainda é um algo possa se encontrar em extinção diante da falta de bons modos do brasileiro. Isso acontece no futebol americano onde as torcidas de franquias yankees vivem trocando farpas por nada. Isso me soa algo tão grosseiro onde perdemos a civilidade que foi emoldurada por anos de educação e aprender a respeitar o próximo mesmo tendo um gosto contrário ao seu.

Porém, o espírito esportivo resiste por ser uma expressão do pluralismo que foi esquecido junto com o fato de ter pessoas que gostam de zoar, mas respeitam os outros como o meu amigo Bruno, do perfil do twitter Cowboys Mil Grau e ele sabe que torço para o New York Giants. Mas temos uma boa amizade apesar de torcemos para franquias diferentes. Assim é a vida.

Um comentário sobre “O espírito esportivo

Deixe uma resposta

