Adolescentes

Nos anos 1990, os adolescentes viam malhação. Eu era um pré-adolescente que entendia as dores de tais jovens de 14 anos que nutriam paixões por Iron Maiden e Leonardo di Caprio. Na década de 2000, eu fui um adolescente que tinha um monte de píadas sobre George W. Bush e tinha que lidar com a febre do Orkut e a saga Harry Potter que os meus amigos louvavam.

Eu me deparei com isso quando conversei com uma amiga que tentou aplicar um meme em minha pessoa. Ela ficou desapontada porque lhe dei uma cortada (senso de humor britânico tem as suas vantagens). Mas conversando com tal garota. Percebi que ela tenta se socializar sendo uma menina zoeira, mas que não sabe conversar com um adulto.

Atualmente, os adolescentes se sentem pressionados para serem perfeitos e além de lidar com a concorrência dos adultecentes que falam das casas de Harry Potter com a mesma paixão de uma maturidade de 15 anos de idade. Vejo isso na tentativa frustrada de um primo adolescente que tenta ser popular no facebook usando um filtro de imagem do Snapchat.

Não posso bancar um senhor do tempo. Mas tal momento me lembra as palavras do finado documentarista Eduardo Coutinho que tentava arrancar as palavras sinceras de estudantes do ensino médio sempre desconfiados ou nos filmes do diretor John Hughes como Clube do Cinco e Curtindo a Vida Adoiado onde a adolescentes não tinham medo de errar.

Mas hoje, os adolescentes se baseiam em mundos paralelos como a saga crepúsculo e nos romances de John Green e de J.K. Rowling como uma forma de antídoto contra as incertezas da idade adulta. Isso mostra que teremos uma geração perdida em suas ansiedades. A única coisa que podemos fazer é pedir para que tais jovens de 15 a 30 anos possam ler um jornal para ver que o mundo real não é um monstro de 7 cabeças que tanto tememos.

 

Um comentário sobre “Adolescentes

Deixe uma resposta

