Beautiful Ones

Em 1993, o rock britânico estava estagnado e sem novidades no horizonte. Então surgiu o Brit Pop com bandas como Suede e Oasis. Era um novo frescor em um tempo duro de desilusões em relação a União Europeia, ao primeiro-ministro conservador John Major junto com a descrença no Partido Trabalhista liderado por John Smith nutrido pela população.

Isso se reflete no nosso Brasil atual  onde a população está descrente e o sentimento de que vivemos em um deserto de ideias e inspirações é inimente. Não estamos criando nada de novo. Os internautas brazucas respondem as tretas de uma rapper desconhecida enquanto um colunista acham que o povo da internet tem uma cabeça oca.

Isso impede o florescimento de uma cultura integrada. Existe boas bandas de rock desconhecidas do grande público porque não tem espaço nas rádios e se contentam apenas em serem citadas na Rolling Stone. Os adolescentes ainda insistem em memes do que ler um bom texto de Woody Allen para ter uma noção de humor em tempos de dilemas existenciais.

O Reino Unido lidou com isso a partir do surgimento de uma boa geração de humoristas e comediantes como Rik Mayall, Ben Elton, Dawn French, Jennifer Saunders, Rowan Atkinson, Mel Smith, Pamela Stephenson e Rhys Grifth-Jones. Isso permitiu sobreviver a Era Thatcher e criar uma cultura sarcástica sobre a sociedade local.

Mas o Brasil não tem isso. Parece que nós estamos fadados a sermos um eterno país do futuro. Não avançamos como deveríamos. Não temos uma cultura de empreender, criar e inovar além de não termos um bom sistema educacional. Acho que vou passar longos anos no deserto cultural brasileiro para ver nossa nação fazer uma canção do nível Beautiful Ones, do Suede. Vamos ter um longo trabalho pela frente. Mas temos que tentar.

Anúncios

Um comentário sobre “Beautiful Ones

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s