Eu tenho esquizofrenia leve

Muitas pessoas associam a genialidade a alguma doença mental. Eu pensei bem antes de escrever tal post. Eu tenho esquizofrenia leve (um antissocial que não tem alucinações) e faço tratamento psiquiátrico desde de 2011 quando fui diagnosticado com tal doença. O meu dever é derrubar um tabu que lido ao ver meus amigos sem lhes contar porque passo com isso.

Não quero lamentações, felicitações ou conselhos. Mas sim, ser compreendido e respeitado por todos. Muitas pessoas não entendem que opiniões sinceras, mas ríspidas não ajudam uma pessoa que quer apenas viver uma vida normal. Eles teimam em nos oferecer psicólogos e terapeutas sem ao menos saber a nossa realidade e nossos problemas.

Nestes cinco anos da minha vida. Sempre me pautei em ajudar um amigo que passava por tais problemas, mas sem ser ríspido ou lhe prometer mundos e fundos com soluções mágicas para um problema tão grave. A esquizofrenia é uma doença que sempre vai ser tratada de forma esteriotipada ou subestimada de forma medíocre por aqueles que pensam que um louco pode ser genial.

As pessoas precisam parar de serem sinceras e ser mais humanas. Não é fácil lembrar todo dia para tomar um remédio ou da consulta com o psiquiatra. Lembro que pessoas no facebook já me bloquearam por dizer a palavra psiquiatra ou me oferecem tratamentos absurdos. Mas tais seres humanos se esquecem que estão lidando com uma pessoa lúcica e não uma criança de 5 anos.

A esquizofrenia não é um fetiche de inteligentinhos que desejam tomar drogas controladas ou aspiram ter uma inteligência acima do normal. Eu tenho uma vida que sempre cuidei nos últimos cinco anos. As pessoas do mundo seja real seja virtual sabem porque passei por isso. Agora lhes exijo respeito para lidar com uma pessoa doente, mas lúcida

Eu quero cuidar da minha vida e vossas senhorias, conversem comigo para saber de uma doença e não ter uma visão distorcida dos fatos. Vou ter que aturar um preconceito tolo e torpe. Mas essa foi uma decisão corajosa de falar de mim mesmo para ser compreendido e não amado por todas pessoas que passaram na minha vida nos últimos cinco anos.

Obrigado.

2 comentários sobre “Eu tenho esquizofrenia leve

  1. Boa noite, também sofro com esquizofrênia, porém o meu grau é balanceado (podemos dizer assim). Tenho delírios e muitas vezes acho que alguém está me espionando com uma câmera através da tv ou computador, por isso eu sempre tampo com alguma fita ou papel. Isso não é normal para os outros, mas estou sempre alerta, querendo ou não. A noite, principalmente, é o meu momento mais calmo e também o mais tenso. É quando me distancio das pessoas e me aproximo de meus pensamentos. Vejo coisas no escuro que mais parecem formas humanas e isto me assusta! Sei que provavelmente não é nada real, mas minha mente tende a distorcer as coisas e me deixa com medo. Os meus relacionamentos pessoais não são muito estáveis, sempre há brigas e brigas, não sei se mencionei mas também tenho transtorno de personalidade limítrofe (boderline) onde eu perco totalmente a linha e me controlo só a base de medicamentos, já fiquei internada uma semana num hospital precário e aquilo me deixou mais em pânico ainda, porém isso aconteceu em 2009, hoje estou me tratando melhor! O seu grau, felizmente, ainda é leve mas tome cuidado para não piorar e te fazer mal. Bjs.

    Curtir

Deixe um comentário

