Socializável

Em 1981, a França estava decidida em eleger o socialista François Mitterrand como presidente. Temia-se o fato de Mitterrand querer estatizar empresas francesas como o setor bancário. Os jornais na época usavam o termo socializável. Passado-se 35 anos após de tal iniciativa econômica. O termo socializar é usado para outro fim: fazer novas amizades.

Meu amigo Raphael me perguntou hoje se estou melhor em socializar com os outros. Posso dizer que sim. Tem feito amigos tanto no mercado da esquina quanto na banca de jornais onde compro as minhas revistas. Além de ter o pessoal da aula de alongamento. Isto é um avanço no mundo real como nunca foi tão fácil do que o meu tenebroso inverno de 2011.

Além de conquistar os amigos no mundo virtual. Mas sinto que é um processo onde um passo para frente necessita dois passos para trás. Percebi isso quando lidei com os baladeiros cariocas se importavam mais com os nudes do que o simples fato de eu acompanhar a política francesa. Parece que ser diferente é uma ameaça para um ser socializável.

Ter que ser o amigão legal que paga um camarote ou ter que se camuflar para ser aceito pelos outros é complicado. Ser uma pessoa diferente ou socializável segundo os seus pares pelo simples fato de agradar o semelhante e se esquece de ser você mesmo onde pode se perder. Isso afeta os nossos valores e principios que são esquecidos para ser socializável.

Eu percebi que tenho ser eu mesmo por uma questão de humanidade e não para ser mais um produto das redes sociais onde existe um mundo perfeito que esconde as falhas de uma sociedade doente que não acredita em si mesma. Se voltarmos para 1981, a França socializou as tais empresas, mas teve que rever isso durante todo o mandato de Mitterrand. É assim tanto na França quanto na vida.

Um comentário sobre “Socializável

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s