Inveja e os outros

Durante a minha fase existencialista. Eu lia o cadernos Mais da Folha sobre o centenário do filosófo Jean Paul Sartre em 2005. Quando conheci a frase: O inferno são os outros. Hoje, penso como um liberal-conservador. Mas senti tal frase de volta quando li a crônica do articulista português João Pereira Coutinho sobre a questão da inveja.

O texto retratava os beneficios e os maleficios da inveja na vida humana. Isso me fez refletir sobre a vida junto com o significado da frase de Jean Paul Sartre. A humanidade sempre teve uma relação de amor e ódio contra alguém que desejava mudar o curso do mundo ou simplesmente um ser humano que tinha uma vida melhor do que o seu vizinho.

Sempre temos a visão de que a inveja é uma erva daninha do mundo que precisa ser extirpada do planeta. Mas temos que reconhecer que o desejo de melhorar a vida mediante a existência de uma concorrência com outra pessoa é interessante. Porém, tem o fato de tal sentimento ser destrutivo e além de se tornar obssesivo e aprisionar a sua vida para um fardo sem solução.

Mas como lidamos com um sentimento tão incontrolável. O ser humano não é ser racional tão descrito pela filosofia ao longos do séculos desde da ascensão do pensamento iluminista ou a tentativa de criar o homem novo como foi defendida pelo pensamento comunista em livros do filosófo Karl Marx e endossado por pensadores posteriores a isso como a Escola de Frankfurt como Theodore Adorno e Max Horkheimer.

Estamos falando de um pecado cometido pelo imperfeito ser humano que é pouco estudado pelos intelectuais e usado como uma forma de criticar o mundo por um viés ideológico para afirmar os valores e principios. Se tanto a frase de Sartre junto com o texto de Coutinho reforçam o pensamento que a inveja é problema tanto do individuo quanto da humanidade.

Um comentário sobre “Inveja e os outros

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s