O enigma do mundo respondido por um pretenso escritor?

Em março de 2009, a Playboy Brasileira publicou uma entrevista com o escritor alemão Tomas Alexander Hartmann. Ele se propôs a escrever um livro chamado A Tarefa onde solucionava a questão da vida em 13 páginas cujo o comprador deveria desembolsar 153 milhões de euros para um ano de trabalho para um ser hedonista que se gabava de ter duas namoradas e ter escrito livros de variados temas.

Passado-se 7 anos. Deu um google e o livro foi realmente escrito e seu único exemplar está em um museu de um Sheik árabe. Pelo jeito, os mandatários muçulmanos estão indecisos sobre suas vidas e tiveram que apelar para um sujeito ocidental. Mas a questão principal é como a humanidade demanda respostas rápidas para os dilemas humanos serem respondidas pelos escritores.

Parece que nós precisamos de um guru que possa sanar nossas incertezas. Pobre gente que deseja mudar o mundo através de um conselho de um mestre de ioga da Índia ou apelar para um controverso escritor francês. Não quero me gabar por ser uma pessoa que não apela para tais pessoas pelo simples com o conhecimento de causa de anos de idas as psicologas na infância e na vida adulta.

A humanidade sempre exige respostas certas para as perguntas erradas. Então, eles apelam para qualquer um que se proclama o grande mestre da humanidade como o próprio Tomas. Um escritor de livro autoajuda. Um intelectual que escreve uma coluna de jornal ou um palestrante que se gaba de ter trabalhado junto com as mentes avançadas do Vale do Silício.

Bem, Hartmann deve estar um pouco envergonhado por ver que sua ambiciosa tarefa caiu nas mãos de um sheik de Dubai. Pelo jeito, a humanidade se livrou de mais uma mente que se dizia ter a solução dos problemas do mundo. Mas nosso amigo Hartmann publicou mil exemplares em diversos idiomas e o livro se trata de uma poesia. Por essas e outras que prefiro os poemas de Fernando Pessoa do que a megalomania de Tomas Alexander Hartmann.

Um comentário sobre “O enigma do mundo respondido por um pretenso escritor?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s