Rust Belt

Sou uma pessoa que acompanha o noticiário internacional e não observa o jornalismo comunitário. Prova disso é a minha mãe perguntando sobre o futuro de um político local. Eu não soube responder a isso, mas sei de cor e salteado as informações sobre a eleição de Donald Trump para a Casa Branca. Como podemos responder a tal distanciamento noticioso?

Eu relembro dos tempos de ensino fundamental em que acompanhava a campanha eleitoral para prefeito de São Paulo do que a disputa municipal em Pindamonhangaba (cidade onde eu moro). Não era por causa do fator nariz empinado. Mas sim porque queria sentir os ventos de outros cantos do meu país e do mundo no simples quintal de minha casa.

Isso reflete no fato de entender mais do Rust Belt conhecido também como o Cinturão da Ferrugem dos Estados Unidos do que entender as medidas para saúde do novo prefeito de Pinda. Isso nos causa uma certa alienação e além de medidas pouco ortodoxas como não assistir os jornais de conteúdo regional em detrimento ao BBC News At Ten.

Mas esse é um sintoma dos tempos atuais em que nos informamos sobre crises diplomáticas e não sabemos dos problemas de nossa cidade. Temos que entender um pouco mais sobre tal mundo em que vivemos para podermos tomar decisões mais sensatas como escolher um novo prefeito e vereadores ou tentar viver em uma nação estrangeira.

Porém, vamos ter um longo trabalho de tirar nação em um estado de anestesia profunda e dolorosa. Ter que aturar um prefeito novo ou um futuro presidente americano não será fácil pelos próximos quatro anos que teremos pela frente. Mas pelo menos terei que aprender mais sobre política vale-paraibana e as implicações do Rust Belt na democracia americana.

Um comentário sobre “Rust Belt

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s