Procurando emprego

Sexta-feira passada. Fui conversar com uma amiga para saber se ela estava bem depois de uma má noite. Ela respondeu que estava melhor e disse que o seu dia foi cheio por ter ido a um shopping para procurar um emprego. Logo fiquei surpreso e alegre ao mesmo tempo. Mas os tempos estão difíceis para achar um bom trabalho em uma economia em recessão como a nossa.

Ela tem mestrado em sociologia e está prestes a fazer um doutorado. Mas achar um emprego para pagar as contas de sua casa e bancar os estudos por um bom tempo não é uma tarefa fácil. Já tive essa experiência quando trabalhei com o meu pai na oficina de motores elétricos para pagar coisas supérfluas como jornais e revistas para ler em casa.

A geração atual quer criar empresas inovadoras. Mas não está preparada para encarar um chefe ou uma relação baseada na hierarquia corporativa. Então, eles se atrevam a fazer cursos e graduações para ter como resultado prático um diploma que não lhe serviu para nada e ter correr atrás de um trabalho como um vendedor de uma loja de sapatos.

Isto se reflete nos exércitos de cozinheiros, jornalistas e publicitários que mal exercem a profissão que se qualificaram para estar nas trincheiras de desempregados ou subempregados e ao mesmo tempo, invejar daquele colega que conquistou um sucesso na carreira por ser bem relacionado no meio social ou ter um sobrenome importante como garantia de emprego.

Percebo que a minha amiga terá um longo caminho para conseguir um emprego temporário em um shopping para bancar os custos de sua gata. Mas será que a próxima leva de formandos estará preparada para fazer trabalhos que não foram almejados na faculdade. É uma realidade que precisa ser descrita para evitar o orgulho do diploma crie uma frustração difícil de se recuperar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s