O palco e a platéia

Ernest Hemingway dizia que existe duas pessoas na vida. Aquelas que são destinadas ao palco e o resto que fica na plateia (não foram com essas palavras que foram usadas neste post). Percebo isso quando vejo pessoas no twitter xingando jornalistas por discordâncias políticas e ideológicas. Parece que conceito Hemingwayiano pode cair em desuso nos tempos de redes sociais e afins.

Percebo isso quando vejo jornalista bloqueando twitters pelo simples de fato de acrescentar uma informação ou simplesmente lhe fizer uma contestação com um argumento válido. O efeito contrário acontece quando lover ou hater usa a rede social como uma ferramenta de patrulha ranzinza contra um intelectual que apenas faz uma observação independente.

Parece que estamos regredindo no assunto democracia e liberdade individual porque quebrou-se a hierarquia do palco e plateia. Isso fica claro quando conversamos com um jornalista conceituado nas redes sociais. Mas por outro lado, tanto artistas quanto pessoas comuns querem ser os donos de verdade e ainda por cima rejeitam qualquer contestação.

Isso é uma clara demonstração que nos falta humildade e autocrítica sobre nós mesmos. Queremos ser os donos da razão, mas somos seres imperfeitos que precisam sempre se aperfeiçoar lendo e aprendendo com a vida. Se fomos capazes de criar um foguete que foi a Lua pelo simples fato de um engenheiro da Nasa chamado John Hubout quebrou a hierarquia e expôs um plano exato para tal exito espacial.

Se uma sociedade deseja ter uma hierarquia menos rígida e mais colaborativa. Precisa-se compreender a si mesma como uma parte da civilização que foi criada entre progressos e retrocessos. Isso é um conceito novo para os tempos modernos que vivemos e que nenhum intelectual ou pessoa comum precisa entender a ideia do Palco e a Platéia de Hemingway.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s