A questão do diploma

Quando terminei o ensino médio. Eu desejava fazer uma faculdade. Mas não tinha dinheiro para bancar os estudos e o custo de vida de viver em uma cidade distante. Queria ser jornalista para a preocupação do meu pai. Mas ele pediu que o ajudasse com a oficina onde trabalhei por quatro meses antes de ser admitido em um curso técnico de informática.

Meu pai dizia que desejava que eu fosse autosuficente e pelo fato da carreira de jornalista não ser estável. Mas passado-se 10 anos do resto de minha vida. Percebi que não daria certo em uma faculdade e aproveitei para fazer um curso de informática em uma escola técnica junto com o fato de aprender inglês em uma instituição onde tenho um grande amigo até hoje.

O primordial é que nunca parei de estudar. O grande problema hoje no Brasil é que um diploma de ensino superior é mais visto como uma questão social do que uma oportunidade para vida como comentou uma amiga minha. Isso é uma realidade em um país que não tem uma tradição universitária junto com falta de uma cultura de trabalho e cuidar de seus afazeres caminhando com as próprias pernas.

As recentes notícias de piora de desempenho dos estudantes de ensino superior que ora se proecupam com as baladas ora querem ser os grandes mestres da humanidade em recentes reuniões de um diretório acadêmico desestimulam milhares de jovens que querem estudar e progredir na vida, mas deparam com uma rotina desgastante e que parece um moedor de carne.

Se tive a escolha de não fazer a faculdade foi por causa de não me sentir bem em uma rotina estressante que detona os seus nervos. Mas quero estudar por toda a minha vida como uma forma de escrever e observar a humanidade e o mundo sem ter uma ideologia que nos ensina a encarar o mesmo como se fosse uma batalha campal em que o diploma é um símbolo disso.

Deixe uma resposta

