A decepção dos cariocas da zona sul

Eu tenho conhecidos no Rio de Janeiro como o Sérgio Augusto, Beatriz Rosenburg e o grupo de baladeiros do Whatsapp. Todos eles demonstraram rejeição ao novo prefeito da cidade, o bispo e senador Marcelo Crivella. Mais por suas posições controversas do que oferecer um projeto alternativo para a cidade. Mas sinto que meus amigos vão ter que entender o novo fenômeno da cidade.

Sempre tive a impressão do que os moradores da zona sul do RJ tinham um certo ar aristocrático pelo fato de serem uma elite intelectual de nosso país. Mas a cidade está dividida entre a esquerda do Leblon e os conservadores de Madureira. Isso explica a ampla vitória de Crivella em regiões mais pobres enquanto o psolista Marcelo Freixo foi bem em áreas mais ricas.

Agora, tais cariocas da zona sul vão demonstrar a sua indiferênça com o novo alcaide. Mas peço que eles tenham uma análise autocrítica. Em 2008, quando o país torcia por Fernando Gabeira. O povo do Leblon foi curtir o feriado invés de ir votar em um candidato capaz de fazer algo pela cidade. A população se conformou com Eduardo Paes e seu plano olímpico.

Mas passado 8 anos, o carioca da zona sul tem que engolir um bispo evangélico que tem um amplo apoio em regiões carentes onde o povo do Leblon só presta atenção quando tem enchente ou em uma operação da polícia militar. Eles falam que são evoluídos intelectualmente, mas não aceitam que sua filha possa namorar o filho do porteiro cearense.

Não apoio Crivella ou Bolsonaros da vida. Mas o prefeito eleito aproveitou um momento onde a população está cansada do intelectualismo e apoia maciçamente um político que se diz preocupado com as pessoas. A dura lição dos cariocas da zona sul é estudar a ascensão de Crivella e ter 4 longos anos de um mandato controverso invés de ignorar a realidade do povo de Madureira.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s