Menina Veneno e Beat Acelerado

Na lingua inglesa existe um termo chamado “Guilty Pleasures” onde se usa para os gostos considerados bregas ou que não são assumidos de maneira entusiasta pela humanidade. Eu me incluo nisso mesmo que os amigos e inimigos me viam com um ser de bom gosto por ouvir bandas de rock cultuadas como U2, Midnight Oil, The Who e Queen.

Mas confesso de maneira pública que gosto de ouvir a música brasileira dos anos 1980 como Menina Veneno de Ritchie e Beat Acelerado, da banda Metrô. Isso pode soar uma traição a aqueles que pensavam que ouvia uma boa música para agradar aqueles seres humanos que desejam ser cults pelo simples fato de serem aceitos por tribos de inteligentóides.

No caso de Menina Veneno. A música me lembra os velhos desejos de contar uma musa para os meus sonhos. Ritchie fez uma música excelente que foi a pedra fundamental para o incipiente pop nacional que se formou ao longo dos anos 1980 de maneira de tirar o Brasil de um momento em que o brega imperava e não tinha a influência do rock estrangeiro dada a dificuldade de acesso a conteúdo estrangeiro.

Já em Beat Acelerado, a banda Metrô introduziu o New Age com o bom uso de um teclado e de sintetizadores. A história de uma garota indecisa sobre o fato de casar mesmo sendo uma mocinha permitiu que a Metrô catapultasse um sucesso estrandoso tendo uma vida de popstar com vários shows pelo país saído de uma ditadura e os jovens ansiosos pelo som pop.

Isso é uma espécie de Guilty Pleasure para os meus contemporâneos que se gabam em decorar a discografia do Legião Urbana. Ouvir o novo disco independente de Lobão e cantar aos plenos uma música desconhecia de Marcelo Jeneci. Mas assumo que gostos de tais músicas porque me identifico com as letras. Afinal, Menina Veneno e Beat Acelerado fazem parte da minha vida.

Deixe uma resposta

