Liberdade de expressão

O Brasil é um país que gosta da democracia, mas rejeita a liberdade de expressão. Prova disso foi um ministro do supremo que ganhou um processo contra uma atriz pelo simples fato dela ter postado uma foto dele no instagram com a palavra cúmplice pelo fato de tel juiz ter expedido um habeas-corpus para um criminoso condenado que aproveitou-se disso para fugir do país e ser preso após muita luta.

Não citei os nomes porque a história é conhecida por todos nós na tarde de hoje. Mas o Brasil é um país onde as pessoas falam o quer e não gostam de escutar o que não quer. Prova disso é a infinidade de processos onde juízes, políticos, celebridades e afins processam jornalistas e pessoas comuns em defesa de honra e de suas reputações inatacáveis.

Bem, quero que tenhamos uma democracia e com a liberdade de expressão. Mas parece que os brasileiros se esqueceram disso. Todo mundo processa em reação a uma crítica qualquer. Esse comportamento é pior do que uma criança pequena que reclama de tudo para a tia do jardim da infância. É nítido que precisamos amadurecer nessa matéria rapidamente. Isso vale tanto para os atores globais quanto para ministros do supremo.

Porque não amadurecemos intelectualmente para lidar com a liberdade de expressão? Se quer processar alguém por ter dito algo que possa lhe ter prejudicado em sua vida pessoal. Isso é válido. Mas não precisa banalizar-lo e ainda pedir uma indenização por tais danos morais a sua biografia. Além de ficar claro que trata-se de uma perseguição tola e desnecessária.

Quero defender a liberdade de expressão. Mas parece que todos aqueles que lutam pelo direito de falar e argumentar jogam isso no lixo na primeira crítica que alguém faz contra a sua pessoa. Entender tal conceito é importante para o desenvolvimento de uma democracia de forma genuína e verdadeira. Isso é importante para todos nós em tempos conturbados como o atual momento brasileiro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s