Rolling Stone e Exame

O escritor britânico George Bernard Shaw dizia que se você não fosse comunista aos 20, não tinha coração e não for capitalista aos 30, não tem cérebro. É assim que estou lidando com a minha vida ao comprar uma revista Rolling Stone junto com a Exame para ser a minha leitura de sala de espera para as próximas semanas do ano 28 deste ciclo.

Quem lê uma Rolling Stone sabe do cantor Liniker, Mas quem aprecia a Exame conhece as colunas de Vicente Falconi. Isto soa tão dispare para tu, nobre leitor deste humilde blog. Assim como as minhas leituras de sala de espera. A minha vida sempre teve que lidar com o fevor adolescente ao ouvir o Legião Urbana e ter um racionalismo para estudar o monetarismo de Milton Friedman.

Queria ser um revolucionário da música Geração Coca-Cola. Mas tive que me render ao pragmatismo de entender o mundo através das leituras da The Economist. Paulo Francis dizia que virou um adulto após rejeitar o comunismo que tanto defendeu em sua vida e ter se tornado um conservador republicano após compreender o capitalismo americano nos tempos de morador de New York.

As vezes, fico vendo um amigo meu querendo ser um artista revolucionário pós-moderno e penso que como sou um conservador que lê a Rolling Stone e a Exame para compreender tal mundo estranho e inquieto que nós vivemos. Não tenho uma verve revolucionária no sentido de uma ruptura com o nada, mas sim uma mudança na instituições de forma gradual como foi o Reino Unido do século 17.

Pode soar um conselho de um velho de 28 anos para a geração de YouTubers. Mas peço que um dia, eles possam comprar uma Rolling Stone junto com uma Exame. Não por uma indicação intelectual pretensiosa. Mas sim pelo modo de entender como funciona a revolução do Liniker ou uma gestão de empresa aconselhada por Falconi. Ambos servem para o bem da humanidade.

Deixe uma resposta

