A velha banca de jornais

Ontem, publiquei um post sobre a compra de revistas como Exame e Rolling Stone. Mas por sugestão do colunista do Estadão, Sérgio Augusto. Ele me pediu para escrever sobre o fim das bancas de jornais. Tal ideia é válida em um momento onde está díficil de achar um jornaleiro para comprar um exemplar para ter em seu acervo pessoal e ler com calma.

A leitura sofreu uma grande revolução com a ascensão da internet. Isso fez vítimas como a banca de jornal. Isso é nítido em grandes cidades onde tais locais foram esquecidos e os jornaleiros não tem mais espaço para vender seus produtos. Prova disso foi o desalojamento de centenas de bancas de jornais para dar lugar a uma linha de VLT.

A sensação de falta de um local para comprar uma revista ou ir a uma livraria para comprar um livro é evidente. Muitas bancas tem adotado uma postura de diversificar seus negócios como oferecer serviço de xerox, centro de recarga de créditos de celular e vender biscoitos e refrigerantes. Isso força um debate sobre a perda de empregos e do hábito de ir a um lugar para comprar algo que gosta.

Sérgio relembrou os tempos que uma banca era a sua xangrilá pessoal. Eu tenho boas histórias por comprar os especiais da quatro rodas, Plaboys, Sexys, Vejas, Épocas, Exames e a Rollings Stones para a formação de um acervo para ter como fonte de pesquisa para os meus blogs. Agora, tenho que lamentar que uma banca fecha por falta de clientes.

Esse é um trabalho árduo de um jornaleiro que acorda cedo para abrir seu posto para receber os jornais do dia ou os finais de semana em que te que ficar até tarde para receber as revistas semanais. Eu desejo um dia trabalhar em uma banca. Mas não sei se teremos um xangrilá pessoal para irmos para comprar a última edição da Exame ou da Rolling Stone.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s