A memória

Eu estava no facebook comentando com um amigo sobre uma garota que vai fazer uma oficina literária. Mas este ser masculino não se lembrava de ter comentado no post onde a menina foi citada. Isso me fez refletir sobre a falta de memória que afeta a atual geração de seres humanos que vivem em uma era onde terabytes de informações e dados são despejados em nossas mentes.

Em 2008, o escritor italiano Umberto Eco alertava sobre a falta de produção de conhecimento. No mesmo ano, Sérgio Augusto em sua coluna no caderno Alías, do Estadão; fez um bom artigo sobre nossos problemas com a memória como não lembrarmos dos fatos importantes de nossa história. Ele citou o seu amigo Ivan Lessa que dizia que o Brasil esquece dos acontecimento dos últimos 15 anos a cada 15 anos.

Eu percebo isso pelo fato de ler notícias e sempre recorrer ao santo google ou no meu acervo pessoal. Um fato que me deixa inquieto é que não consigo lembrar os nomes de vários conhecidos ao longo da minha vida. Este que vos posta só lembra de seus rostos como se fosse uma impressão digital de uma mente bombardeada de informações como a minha.

Mas isso não me impede de fazer novas amizades e recomeçar a fazer amigos. Não sou um ser como uma memória perfeita. Isto me lembra aquela frase de Mikhail Gorbachev em que dizia que a União Soviética é apta para construir um míssil e inepta para fabricar um eletrodoméstico. Assim que penso sobre a minha memória estilo União Soviética.

Sou bom para decorar fatos históricos, mas péssimo em relações pessoais. Não quero me pôr como vítima das minhas escolhas. Porém, reconheço que preciso melhorar nesse quesito. Minha vida precisa ter um equílibrio em saber as gafes e píadas de Ronald Reagan até perguntar para uma amiga minha sobre a oficina literária que cursa para ser uma boa escritora.

Deixe uma resposta

