Messianismo de internet

Ontem, uma amiga minha pediu para que fosse a um chat porque tinha vontade de conversar. Só que não tinha ninguém que lhe interessava pelo simples fato de nossos colegas só usam tal programa quando um amigo os convoca para conversar sobre as plenitudes da vida (modo intelectual de dizer jogar conversa fora) nas redes sociais de hoje em dia.

Ela comentou comigo que o pessoal era um bando de puxa-sacos de nosso amigo. Pensando nisso, refleti sobre a questão de um certo messianismo de internet. Aquela questão de termos pessoas que desejam influenciar milhões por suas ideias e pelo simples fato de dar pitaco em um vídeo no You Tube para ter uma taxa de visitação em seu canal.

Isso me soa um certo culto a personalidade visto em ditaduras comunistas. Mas o conceito de messianismo é tido pelo simples de alguém afirmar que tem as respostas do mundo e pede para ser seguidos por pessoas sem personalidade que acreditam na ideia de que tal pessoa possa ser grande mestre da humanidade como se falava a respeito do ditador soviético Josep Stalin antes do mito ser quebrado por Kruschev em 1956 em um congresso da partido comunista soviético.

Penso que os meus amigos precisam entender que temos seguir as nossas vidas. Mas depender de um claro espetáculo de puxa-saquismo não leva a nada. Percebi isso quando tiver com uma amiga desiludida. Quero que este meu amigo para de ser um messianista e ponha os pés no chão para que evite as piores desilusões deste mundo róseo que criou.

Não quero um culto a personalidade e nem a cultura do messianismo. Se gostamos de uma pessoa temos que olhar os vícios e os virtudes para tirar as nossas próprias conclusões. Isso vale tanto para YouTubers, empreendores de motivação, políticos megalomâniacos, famosos e até mesmo para aquele seu amigo popular que deseja ter uma corte de pessoas rodeadas aos seus pés.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s