A esmola de Turnbull

Nessa semana, o caderno The New York Times, da Folha de S. Paulo publicou uma matéria comentando a repercussão da foto do primeiro-ministro australiano Malcolm Turnbull dando uma esmola de 5 dólares australianos para um mendigo quando ia discursar em um congresso sobre a economia local. Isso causou muitas críticas na Austrália.

Mas isso me lembrou de quando eu era pequeno e dava uns centavos para uma mendiga no trajeto da minha escola nos tempos do maternal acompanhado pela a minha mãe. Eu fazia tal gesto como uma coisa de humildade. O tempo passou e a mente mudou. Penso em agir de outra maneira em relação aos mendigos e esmolas para pessoas tão desamparadas.

Em vários países, existe uma discussão em como tratar estes seres invisíveis de nossa sociedade. Desde da criação de centros de acolhimento até a ajuda de entidades religiosas para tais desamparados. Na Austrália, o gesto de Turnbull causou controvérsia pelo fato de um primeiro-ministro tratar tão friamente os imigrantes em centros de detenção em países como Nauru e Papua Nova Guiné.

Aqui no Brasil. Eu conheço poucas instituições que cuidam de tais pessoas. Elas morrem no frio congelante ou estão na rua por terem vergonhas por si próprias perante a família. Lembro de uma vez, uma amiga minha me contou que ela se reunia com uns amigos religiosos para ajudar a alimentar tais desamparados durante os finais de semana.

Os mendigos e andarilhos são pessoas do mundo. Eles vivem com pouco para ter uma subsistência com um dinheirinho que lhe é pago por recolher material reciclável e vivem em grupos que se amparam entre si com a desconfiança que tem em relação ao estado representado pela prefeitura. Parece que a vida deles vai depender de gestos isolados como a esmola de Turnbull.

Deixe uma resposta

