Os contadores de histórias

Nas últimas semanas, o mundo das histórias perdeu grandes contadores como o correspondente do New York Times durante a guerra civil na Camboja, Sidney Schanberg. O enviado especial da revista Esquire na Guerra do Vietnã, Michael Herr que escreveu o livro Dispatches. No Brasil, perdemos Geneton Moraes Neto e Goulart de Andrade.

Os jornalistas citados no primeiro parágrafo deste post foram importantes contadores de histórias. Herr e Schanberg correram atrás de histórias tanto de soldados quanto de pessoas comuns para seus livros enquanto Geneton e Goulart inovaram na forma de mostrar uma realidade para a televisão que tanto desejava contar relatos para o seu povo.

Os personagens de tais jornalistas eram humanizados nos relatos e entrevistas sem ter aquela ânsia em ganhar um prêmio Esso ou Pulitzer. Eles desejavam ir a fundo como uma maneira de fazer que o leitor e o espectador fosse um simples ser que queria ouvir as histórias que descobriam ao falar com um general ou de um sobrevivente de uma tragédia humana.

O contador de histórias tem uma função importante para a história humana ao relatar os sentimentos e registrar o testemunho de uma experiência pessoal para que podemos fazer uma reflexão para evitar uma carnificina ou entender como funciona uma máquina de fazer pães. As pessoas querem conhecer este mundo vivido pelos contadores de histórias.

Lembro do meu amigo Ron postando em seu facebook a notícia da perda de Geneton e ressaltando o fato de tal jornalista ter humanizado a derrota na copa de 1950. O Edurado lembrando das inovações de Goulart na TV. Agora, só cabe a mim registrar que nós não deveríamos perder as lições que nos foram ensinadas por Schanberg, Herr, Geneton e Goulart.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s