Precisamos de heroínas

Eu tenho uma amiga escritora chamada Clara. Ela tem um vasto conhecimento da cultura pop. Mas nas últimos meses, Clara tem que lidar com um machismo vazio e preconceito pelo simples fato de ser adepta ao movimento nerd e mesmo assim, não ser aceita pela justificativa escrota de ser uma mulher em meio de homens que não honram as calças que vestem.

As mulheres tem alcançado áreas que eram antros masculinos como o automobilismo (lembro de minha amiga Beatriz, Caroline e Priscila) e o mundo dos quadrinhos (alçada de Clara). Mas elas tem que brigar por nacos de poder para tentar publicar seu resenha de uma corrida ou sua história em quadrinhos, mas não são reconhecidas por isso porque se tem uma prepotência masculina.

Não sou um exemplo ou uma personificação de virtude. Mas acho justo defender um direito de minhas amigas de fincarem suas bandeiras em antros masculinos. Mesmo que isso nos lembre de momentos importantes de nossa história como a campanha sufragista (onde as mulheres defenderam o direito ao voto) no século 19 junto com a ascensão de líderes como Margaret Thatcher, Indira Gandhi e Angela Merkel.

Temos que defender as mulheres tanto na violência quanto no diálogo. Elas não são a figura frágil retratada nas poesias do romantismo do século 19. A mulher quer ser ouvida e respeitada tanto por homens quanto por mulheres. Isso é importante em uma sociedade que está em constante mudança e precisa reavaliar os seus conceitos sobre a função feminina.

Eu posso rejeitar a patrulha do politicamente correto. Mas não posso fechar os meus olhos ao ver garotas querendo escrever histórias sobre heroínas inventadas em suas mentes. Afinal, elas querem andar com as próprias pernas para que possam desenvolver personagens que podem encantar tanto garotas sonhadoras quanto jovens nerds.

 

Deixe uma resposta

