O culto e o tolo

Tenho uma vida digital agitada com conversas no whatsapp. Mas hoje, um amigo falou que era deprê em uma segunda-feira ver um documentário sobre Brexit enquanto um baladeiro carioca fez pouco caso com um texto que escrevi sobre o projeto de usina nuclear no Reino Unido. Ai, nobre leitor vai discutir o culto e o tolo do mundo atual em que vivemos.

As pessoas apreciam o conhecimento culto produzido por um ser que não tem formação acadêmica seja em um blog seja em redes sociais como twitter, facebook, instagram e whatsapp. Mas que se dedica a assuntos que poucos comentam e acompanham para comentar em uma conversa em que vê algo que lhe soa tão tolo em sua essência.

Isso é exemplificado em um texto de Luis Felipe Pondé em que critica o povo idealizado segundo os intelectuais. Entramos no culto do conhecimento erudito que a academia admira como criticar Donald Trump e analisar o declínio dos Estados Unidos junto com o tolo do cotidiano que os tais acadêmicos desprezam como um jogo de futebol ou quem morreu na novela das nove.

Percebi isso quando colegas meus me elogiavam por falar da construção da usina nuclear de Hinchley Point em um grupo enquanto um baladeiro carioca fez pouco caso sobre tal post. O conhecimento culto de você escrever um assunto com propriedade e esclarecer sobre algo distante enquanto este mesmo tema é ignorado como se fosse algo tolo e desnecessário.

O conceito de culto ou tolo é algo subjetivo. Isso depende das pessoas te acompanharem por toda a sua vida para entender o que você fala ou entende. Muitas pessoas vão te ignorar por sentirem intimidadas porque vossa senhoria tem um vasto conhecimento enquanto outros seres humanos vão te admirar porque entende tanto de política energética britânica quanto de novela das nove.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s