A chatice intelectual

Estava em um grupo no facebook onde se discutia do o filósofo alemão Martin Heidegger. Mas uma amiga minha postou tal inquietação com o amistoso filosófico entre a Alemanha e a Grécia produzido pelo grupo de humor britânico Monty Python. Mas os meus colegas se atinham ao aspecto intelectual enquanto este que vos posta tirava sarro do jogo.

Isso me remonta a uma certa chatice intelectual. Isso me causa uma sonolência ao perceber coleguinhas pagando de inteligente ao citar Nietzsche ou Schompenhauer como se decorasse a escalação do Barcelona (escalar time brasileiro está sendo complicado nos dias atuais) de cabo a rabo para intimidar qualquer pessoa considerada ignorante.

A velha nostalgia de um café parisiense dos anos 1960 é tão nítida quanto chata perto de ver a Londres da Swinging London onde todos não discutiam a briga de Jean Paul Sartre e Albert Camus. Mas sim querer se esbaldar em um momento liberal com a criação da minissaia junto com o cenário musical com as bandas de rock como Beatles e Rolling Stones.

A humanidade tão criticada pelo pensamento intelectual personificado nos filósofos franceses que defendiam a presença do estado comunista como uma forma de salvar as massas dos males do acúmulo de riqueza capitalista a tal desigualdade social. Mas que não queriam viver em um regime autoritário de Moscou por causa das benesses de Paris.

Mas como as ideologias faliram e agora todo mundo quer ler um mapa astral do que bater a carteira de trabalho. Eu sinto que os meus colegas ainda vão discutir muito sobre Heidegger e se esquecer do clássico filosófico entre Grécia e Alemanha proporcionado pelo Monty Python. A chatice intelectual epidêmica vai perdurar por um bom tempo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s