O livreiro francês

Nos últimos tempos, as pessoas não sabem lidar com opiniões contrárias a sua. Prova disso é quando falei que não gosto da nova onda de distopias adolescentes que ronda o mercado literário como Jogos Vorazes. Mas um conhecido meu ficou irritado pelo fato de achar tais histórias tolas e ainda ter dito que conversar com um fã de tal literatura justificasse a minha decisão de não consumir isso.

Penso assim não porque sou contra as modinhas. Mas é uma reflexão sobre um momento no mundo onde jovens querem ter um complexo de cristo para insurgir contra o status quo maléfico que é personificado na vida adulta ou na criação de um cenário onde o estado controla meio-mundo como se fosse um cruel reality show sem piedade e misericórdia.

Os jovens de hoje querem ser eternos. Isso me soa um delírio pueril onde as pessoas não querem envelhecer. Poxa vida, o mundo não é mais uma pousada riponga que abolição de uma estrutura hierárquica. Temos que entender que uma sociedade não é feita de idiotinhas que ficam caçando pokémons no celular ou compram livros de colorir.

Se o ato de criticar tais coisas é visto como um crime de lesa-inteligência. Posso ser julgado em um tribunal de país comunista com uma sentença de cartas marcadas. Mas não sou uma pessoa que se vitimiza que faz vídeos no You Tube para pedir atenção ao mundo como se fosse uma carência epidêmica dos tempos atuais de twitter e facebook em nossas mãos.

Respeite a opinião de tal pessoa quando disse que não precisamos de diploma para sermos críticos literários. Mas fico me perguntando porque a pessoa quer iniciar sua vida intelectual com Jogos Vorazes invés de ler Demian, de Herman Hesse e outras maravilhas da literatura ocidental. Por isso que sonho em ser um livreiro francês que vende Voltaire sem o menor sentimento de culpa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s