O rato de biblioteca

Em 2004, ficava na biblioteca da minha escola lendo sobre o mundo na internet e nos livros. Este hábito de se auto-aperfeiçoar foi percebido pela Márcia, a bibliotecária e que cunhou a expressão rato de biblioteca por ficar no meu tempo livre em um local de livros e menosprezado por pessoas que pensam que estudar é uma coisa que atrapalha a vida.

Escrevo sobre isso após ler uma crônica de Ruy Castro na Folha publicada na edição de hoje onde questiona o pensamento de que uma leitura é apenas para estudo e não por prazer. Isso é um sintoma de um país onde aqueles que tem cultura são privilegiados diante de uma população que ganha pouco e não tem acesso a um bom teatro ou a uma biblioteca.

Isso remonta uma conversa com um amigo que se formou em jornalismo que questionava o fato de eu acordar cedo para ver um programa de política da BBC mesmo não sendo um jornalista. Ele percebia que era um esforço enorme mesmo para quem nunca cursou uma faculdade. Tal pessoa reclamava do salário de pão com mortadela que pagam as empresas de tal setor.

Ele me perguntou se isso era pouco. Respondi que sim. Então, ele me deletou no Skype e meses depois afirmou que o tirava. Isso não me abateu porque faço aquilo que gostou mesmo não tendo um salário. Era o esforço que aprendi nos tempos da biblioteca. As vezes, uma pessoa que tem faculdade no currículo tem um orgulho preconceituoso com as pessoas simples que trabalham e querem ter cultura.

O prazer da cultura é dividir e repassar o conhecimento. Um rato de biblioteca pode conhecer as maravilhas do mundo como as páginas de jornal ou livro e não se gabar em ter um diploma que não se traduz em um bom emprego. A leitura é um hábito que merece ser cultivado, mas que é visto como algo estranho até nas salas de uma faculdade. Por isso que sou um rato de biblioteca que não tem diploma.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s