Não sou jornalista

Ontem, estava editando uns posts para serem publicados nos meus 32 blogs. Aproveitei e fiquei conversando com uns amigos em um chat quando falei sobre a política britânica quando uma garota me perguntou se sou um jornalista. Falei que não. Mas percebi que as pessoas associam ao jornalismo o monopólio de cobrir o mundo.

Desde do estudioso que disse que o jornalismo é um âncora até a garota que me perguntou se era um profissional do ramo. A população se esquece que o ato de informar é uma vocação e não uma ampla formação acadêmica que lhe autoriza a escrever textos longos e tediosos com pouco conteúdo e pouca reflexão sobre o mundo contemporâneo.

Eu lido com textos informativos há mais de 8 anos. Mas quando converso com pessoas que tem o diploma de jornalista. Elas se sentem despreparadas com profissão e um futuro incerto pelo fato de ter poucas vagas no mercado de trabalho. Lembro de um conhecido que sou formou em jornalismo, mas não deu certo e de uma conhecida que mal sabia mexer em um blog.

Ambos defendiam a formação de quatro anos em curso superior. Mas se deparavam com pessoas que tinham aprendido a fazer jornalismo na prática como no meu caso e do meu amigo AVC. Não que somos melhores do que eles mesmo não tendo uma bagagem teórica. Mas somos responsáveis para apurar uma notícia ou contar uma história.

A grande questão é como ser um periodista em tempos digitais e com um cenário onde o diploma não é obrigatório para os formandos. Eu sempre deixo claro que não sou um jornalista, sou um observador do mundo e da humanidade que reporta suas observações em 32 blogs e não roubei o emprego de algum colega de oficio. Afinal, não sou um jornalista mesmo

Deixe uma resposta

