O niilismo moderno

Na Rússia do século 19. Houve uma grande modernização de seu vasto império junto com a monarquia do clã Romanov. Isso se refletiu na elite intelectual com um pensamento realista e um nascente ideal existencialista sobre uma realidade de uma nação com dilemas morais tão bem retratados pelo Léon Tolstoi, Fiodor Dostoiévski e Eugene Puschkin.

Essa linha de pensamento chamada niilista onde procurava razões para o nada e de qual era a serventia de nossas vidas. Bem, chegamos ao século 21 onde deparo que os meus contemporâneos de geração estão mais perdidos do que nunca diante de um pragmatismo ideológico e apelar para Nietzsche e companhia limitada para justificar sua existência.

Mas o que me incomoda é um certo ar de não mover uma palha para mudar o rumo do mundo. Seus dilemas morais e filosóficos são maiores do que uma simples eleição federal australiana. Segundo tal ponto de vista. Estamos fadados a um fracasso existencial onde não podemos fazer nada senão estaremos indo contra o destino da humanidade.

Percebo que meu amigo Fiodor está revirando no túmulo ao ver que os Irmãos Kamazarov estão sendo usados como forma de justificar a procrastinação de seres humanos inteligentes que tem uma fobia de enfrentar o mundo fora de seus livros ou não correrem por algo de suas vidas como ter um emprego e ter um projeto de satisfação pessoal.

Não sou um niilista porque não tenho tempo para lamentar a minha vida. Não quero diminuir o legado de tal corrente filosófica. Mas tenho que reconhecer que os meus amigos niilistas precisam de uma chacoalhada para ver se param de divagar sobre a idolatria de Nietzsche e buscam por um bom emprego que possa pagar as suas contas do fim do mês.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s