A memória da blogosfera

Estou na blogosfera desde de 2008. Mas senti um vazio quando o UOL deletou o meu primeiro blog unificado, O Escritor Andarilho. Não deu como salvar o conteúdo deste diário virtual para que fosse preservado para as futuras gerações. Eu tenho somente os textos do Homo Causticus desde de 2010 além dos arquivos dos novos sites que criei entre 2011 a 2016.

Mas hoje, meu amigo Luis me perguntou como dou conta de 32 blogs que compõe o grupo Simples Leitor (onde sou editor e dono). Ao falar do meu modus operandi. Ele me perguntou se não tinha alguém que possa me ajudar a lidar com a administração de tal espólio virtual. Respondi que estou acostumado a trabalhar sozinho e não pretendo ter uma pessoa para me auxiliar.

A vida da blogosfera se resume a meninas que desejam layouts exclusivos feitos por garotas que fazem curso de linguagem de programação via You Tube ou jornalistas que não tem espaço na grande mídia que tanto defendem o governo quanto critica a oposição em troca de anunciantes como empresas estatais para manter seu site em funcionamento.

Entendo a preocupação do Luis. O fato de ficar em frente ao computador sem ter uma relação interpessoal onde eu possa sair para ver um filme em uma sala de cinema ou aquele desejo de fazer um happy hour com os colegas de trabalho em um bar perto de seu local de trabalho como uma forma de encontrar uma maneira de esquecer os problemas do mundo corporativo.

A relação memória-blogosfera fica nítida quando você tem um modo trabalho que foi se aprimorando no seu primeiro blog até chegar no suprassumo do reconhecimento de produzir um bom conteúdo. Mas sinto falta dos tempos em que postava texto com uma internet discada e agora, ter que ouvir os conselhos de Luis sobre o funcionamento de um diário virtual. É a vida.

Deixe uma resposta

