A síndrome de Arya Stark

No mundo onde os códigos de diagnósticos de doenças se expandem cada dia mais que as novas descobertas do mundo farmacêutico. Eis que me deparo com um comportamento estranho em meus contemporâneos. Isso relaciono a personagem Arya Stark, interpretada por Maise Williams, na série Game of Thrones, que terminou a sua 6º temporada ontem.

Arya tem o desejo de se vingar contra aqueles que mataram o seu clã. Não falo de ato de vingar em si. Mas sim um certo fascínio dos jovens de hoje serem heróis sagrados do nosso tempo tão confuso. Durante a história francesa, personagens como Joana D’Arc ou o jornalista dos tempos da revolução de 1789, Jean-Paul Marat eram adorados por sua visão idealista.

Mas os desavisados se esquecem que tais personagens históricos tem falhas ou cometerem pecados. A ideia de um herói santificado pode se tornar muito perigosa. Isso foi bem retratado no livro O Poder do Mito, de Joseph Campbell ou a própria crítica a revolução francesa feita pelo pensador irlandês Edmund Burke em que se questionava o mito de começar tudo do zero.

Os jovens tem motivos para se engajar em causas como direitos civis ou ecologia. Mas temos que por os pés no chão e encarar o mundo com um realismo pragmático. Percebo que os meus contemporâneos de geração ficam na internet lendo mais nova teoria da conspiração do que estudar sobre a história do Brasil que tão pouco conhecemos fora dos nossos livros didáticos.

Não sei se Arya Stark irá lançar sua ira santa contra aqueles que mataram seu clã. Mas peço para aqueles que ficam vendo as últimas séries da TV americana ou que ficam vasculhando sobre as teorias conspiratórias abram suas mentes para o realismo de um tempo confuso. O mundo precisa de pessoas sensatas e habilidosas e não heroísmos e vinganças de Marat, D’Arc e Arya.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s