Brexit no Twitter

13515346_10153926298288218_1195696274_n

Nas últimas semanas, eu tenho postado textos sobre o referendo britânico sobre a permanência de tal nação na União Europeia. Bem, os britânicos decidiram sair do bloco europeu e vão ter longos dois anos de negociações com Bruxelas para que o divórcio seja feito sem maiores problemas a menos que os franceses querem fazer um processo doloroso para quem se atreva a sair da UE.

Mas na noite do dia 23 de junho de 2015. Fiquei no twitter para acompanhar as reações em torno da votação. A experiência foi fascinante porque tive uma troca de informações como o colunista da revista Época e excelente resenhista Helio Gurovitz junto com um velho conhecido repórter do jornal Folha de S.Paulo Raul Juste Lores que tinha preocupações com o ex-prefeito londrino Boris Johnson.

Sem esquecer da intensa conversa que tive com o meu amigo MV no facebook. Ele terá muito trabalho pela frente para esclarecer as minúcias do divórcio anglo-europeu. Eu esqueci de perguntar para o âncora da rede de tv britânica ITV, Alistair Stewart, sobre tais implicações sobre o cenário político britânico diante da eminente saída da União Europeia. Mas lembro que ele me enviou uma resposta que manteria sua imparcialidade diante de um cenário nebuloso que o Reino Unido irá viver nos próximos dois anos.

Mas tão logo comecei a minha jornada de desocupado muito ocupado. Meu amigo Diego me perguntou se iria escrever sobre o Brexit nos meus blogs. Caro Diego, vou postar textos de tal tema para que possa entender quão complexa vai ser tal separação de Londres do continente europeu. Vou ter que explicar para os meus amigos como Ron Groo e o britânico Colin Musk.

Passado-se longos três anos de idas e vindas. Os britânicos desejaram viver fora das padronagens europeias que tanto lhe irritaram. Mesmo que Paris vier a oferecer um jogo duro como uma forma de conter um sentimento euroceticismo nutrido pelos nacionalistas. Fica claro para mim que terei mais trabalho nos próximos meses em questões europeias.

Deixe uma resposta

