Prestígio

Prestígio é uma palavra usada para se referir a pessoas que tem uma notoriedade em sua área de atuação profissional. Lembro disso ao ler duas entrevistas para a Playboy. O apresentador de TV Ronnie Von (outubro de 2015) e o diretor de cinema Guilherme Fontes (Dezembro de 2015) onde se discutia tal termo de nossa língua e suas implicações.

A carreira de ambos refletem como a palavra prestígio afeta as nossas vidas. Ronnie Von criou uma carreira musical apostando na psicodelia dos anos 1960 para se distoar da Jovem Guarda enquanto Fontes apostou suas fichas em adaptar para o cinema a biografia do magnata midiático Assis Chateaubriand que fez um enorme sucesso de vendas com o livro do mesmo tema de Fernando Moraes.

Os desafios de ambos tinham em mente a palavra prestígio. Enquanto Guilherme gastou seu capital pessoal e financeiro para fazer um filme que teve muitas dificuldades para ser financiado e ter criado uma animosidade e inveja entre os coleguinhas pelo simples fato de ter conseguido o direito de filmar uma obra tão magnífica quão complicada.

Já Ronnie tinha uma tragédia profissional em ter que aceitar a gravar músicas que sempre eram enviadas por gravadoras mesmo contra a sua vontade de ser um compositor e cantor que queria ser reconhecido por suas inovações como o uso de uma guitarra elétrica que era combatida com unhas e dentes por músicos da MPB por ser um simbolo do imperialismo americano.

A palavra prestígio se coloca como uma forma de orgulho onde os artistas e profissionais em tem orgulho de se perfazer. Mas tem dificuldades para ter uma carreira ou pagar as contas do final do mês. O que vale tanto para eles quanto para nós é fazer algo dentro de nossas habilidades e ter algo que custeia a sua vida sem depender dos feitos e do nome.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s