Os tempos bicudos

Em 1982, o mundo vivia uma ressaca sem precedentes. A economia mundial vivia uma recessão profunda por causa do segundo choque do preço do barril de petróleo que afetava as contas públicas de países latino-americanos como Brasil, Argentina e México. O Reino Unido travará uma guerra pelo arquipélago das Malvinas após uma quartelada patrocinada pelo regime militar argentino.

Mesmo assim, tais tempos bicudos foram tão bem retratados na música Under Pressure da banda de rock Queen junto com o cantor David Bowie. Uma rara oportunidade de fazer reflexão sobre os problemas que nós vivemos no nosso cotidiano em que vivemos uma certa brutalização do ser humano que tem de ser revertida.

O trabalho de virar o jogo a seu favor sempre começa reconhecendo uma triste realidade. Eu passo por problemas familiares de foro intimo. Mas sempre tenho que manter a cabeça erguida para ajudar a minha família que tanto precisa do meu apoio como uma forma de enfrentarmos tal problema como uma resiliência humilde e sincera para todos.

Quando converso com os meus amigos que passam por perrengues piores do que os meus. Ofereço a minha atenção a tentar ouvir o que eles tem a dizer. O desabafo é melhor forma de lidar com um problema pois sempre terá alguém que lhe possa indicar um caminho para que a triste realidade seja amenizada e podermos recuperar a alegria de viver.

Se Paulo Francis dizia que o trabalho é um escapismo da realidade. Temos que criar maneiras de lidar com isso e conseguir mover a palha de uma sociedade e seus problemas. Não queremos um discurso vazio como uma força motivacional tão banalizada em palestras e livros de autoajuda. Os tempos bicudos precisam de uma solução honesta que soe como algo que nos motiva ao acordar cedo e seguir em frente. Então, ouça Under Pressure.

Deixe uma resposta

