Apontando os dedos

Sempre o ouço Pânico na Rádio Jovem Pan. Tem boas entrevistas para os meus ouvidos. Mas nos últimos meses, o programa tem sido palco de debates acalorados onde o apontamento de dedos é frequente. Isso reflete o zeitgeist de nossa nação. Hoje, um dos líderes do MBL, Fernando Holiday acusou a integrante Amanda Ramalho de lhe tratar mal durante a entrevista.

Isso é uma prova do estado de ânimos exaltados de nossa nação. Semana passada, o colaborador Cláudio Tognolli foi acusado por duas alunas da ECA da USP por ter dito palavras controversas durante uma entrevista junto com o apresentador e humorista Danilo Gentili. Seu desabafo ao lado do âncora da Jovem Pan AM, Joseval Peixoto foi muito honesto.

Se o próprio programa chegou a conclusão de que o idealismo está sendo desvirtuado por aqueles que se apropriam das causas como os direitos civis e a defesa do meio ambiente para interesse próprio e pouco fazem para arrumar este mundo tão desajustado em que um país ainda está sentindo os efeitos colaterais de um processo de impeachment.

Temos que defender o direito de livre expressão de ideias e opiniões. Mas não endossar uma patrulha ideológica que pode fazer vítimas inocentes nos dois lados de uma guerra de trincheiras que não tem um vencedor claro. Esse é um momento em que a sociedade tem de se posicionar diante de abusos cometidos tanto por militantes pró-impeachment quanto por estudantes universitários.

Cláudio e Amanda são pessoas que tem pontos de vista distintos e que precisam ser respeitados em um momento onde as convicções cegam nossa visão política. Eu ouço o Pânico para ouvir um humor escrachado e inteligente. O festival de apontamento de dedos tem de terminar para o bem de um país que precisa de sarcasmo e bom senso para enfrentar os tempos difíceis que estão por vir.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s