A velha intolerância

Hoje, o nobre leitor leu e viu as reportagens sobre o massacre da Boate Pulse na cidade americana de Orlando onde 50 pessoas foram mortas por um ser que que ficava nervoso ao ver dois homens se beijando. Tanto que o Daesh assumiu a autoria do ataque perpetrado por um lobo solitário que desejava eliminar os estorvos como se fosse uma colheita de milho.

Quando se tem um massacre com armas de fogo. Logo culparemos a cultura da arma dos Estados Unidos cultiva desde de sua independência como uma forma de proteção pessoal. Mas nesta carnificina, ficou claro que o elemento intolerância se fez presente pelo fato de uma pessoa ter ceifado a vida de 50 dos seus semelhantes de maneira cruel e torpe.

Pior ainda é quando lemos comentários de brasileiros festejando o fato de homossexuais serem mortos como gado no abatedouro como uma forma de mostrar ao mundo que não tem espaço para seres tão depravados segundo a sua visão intolerante de tal assunto. Eu percebo que temos um grave problema em aceitar as diferenças personificadas nos outros.

Não na visão de Jean Paul Sartre em que dizia que o inferno são os outros. Mas sim no ponto de vista de John Locke com seu pensamento iluminista em que dizia que o mundo está dividido entre libertários e autoritários. Percebo que Locke faz uma sutil diferença em aquele que aceita o outro como o libertário do que a pessoa que impõe ao mesmo como o autoritário.

Estamos discutindo algo importante sobre as nossas vidas como sociedade. Não quero ver uma luta sangrenta entre demagogos do mundo religioso ou da militância LGBT. Será preciso que pessoas sejam mortas por fanáticos que ficam assustados com a modernidade no que é incapaz de aceitar pegue em armas para tentar eliminar os estorvos como uma forma de preservar a velha intolerância.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s