Life on mars

Nos anos 2000, a BBC lançou uma série chamada Life on mars, onde um policial é ferido em 2003 e acorda em 1973. Foi a minha sensação ao ver um Panorama da BBC One transmitido em 1975 com um debate sobre o referendo pela permanência do Reino Unido na Comunidade Europeia entre o pró-marketeer e secretário do interior Roy Jenkins e o anti-marketeer e secretário das indústrias Tony Benn.

Eu fiz uma viagem mental no tempo em minha Tardis emprestada pelo Doctor Who para entender o contexto de 1975. Os britânicos estavam discutindo o mercado comum europeu com os prós e contras. A economia britânica teria acesso a bens e serviços oferecidos por países da Europa Ocidental como a França, Holanda, Bélgica, Holanda, Itália e Alemanha.

Percebi a figura de Jenkins como um entusiasta do mercado comum como uma forma de impulsionar o desenvolvimento do Reino Unido enquanto Benn fazia ponderações sobre as consequências do mercado comum na vida dos britânicos. O Panorama exibido na segunda-feira, 2 de junho de 1975 foi importante para o referendo sobre o CEE dias depois.

Mas o que me impressionava como duas figuras como Roy e Tony defendiam suas ideias sem termos insultos e com uma civilidade nunca antes vista por mim. Isso é importante para compreender que um debate deve ser feito com ideias e não com o velho apontamento de dedo tão comum no Brasil de 2016 que me traz muito desgosto em minha mente.

Mas se fosse o policial de Life on Mars. Eu teria as minhas dúvidas ao lidar com figuras como Roy Jenkins e Tony Benn. Ambos são muito carismáticos e defendem seus pontos de vista de forma magistral. A oratória é de alto nível para a língua inglesa para compreender seus prós e contras sobre o tal mercado comum. Bem, preciso acordar em 2016 para lidar com o Brexit e o apontamentos de dedos.

2 comentários sobre “Life on mars

Deixe uma resposta

