As propostas, por favor

Há menos de um mês para o referendo sobre o Brexit. O Reino Unido vive uma guerra de trincheiras de dados e informações sobre as eventuais consequências da saída ou da permanência do país na União Europeia. Mas não se tem uma proposta consistente de ambos os lados quando se discute o day after da votação que pode decidir o destino de uma geração de britânicos.

Tanto que amanhã. Os eurocéticos liderados por Boris Johnson e o secretário de justiça, Michael Gove vão apresentar uma proposta governamental caso o Brexit seja aprovado pelo referendo do dia 23 de junho em áreas importantes como política de pesca e imigração. Essa é a bala de prata da campanha eurocética neste momento no Reino Unido.

Os europeístas apostam na figura do novo prefeito de Londres, o trabalhista Sadiq Khan. Seu carisma é tão importante que dividiu um palco com o primeiro-ministro conservador David Cameron em que afirmou que um filho de um etonian (estudante da escola de elite Eton) pode dividir o palanque com o filho de um motorista de ônibus como Khan usou em sua campanha eleitoral.

Ambos os lados apostam em estratégias diferentes neste momento. Os eurocéticos defendem a tese de imigração e do fim de subsídios em políticas agrícolas e pesqueiras da União Europeia enquanto os europeístas afirmam que o Reino Unido permanecer no bloco europeu irá ajudar na economia e na livre-circulação de bens e serviços no mercado comum continental.

As propostas precisam ser discutidas com cuidado. Tanto que a comissão de relações exteriores da câmara dos comuns contestou dados tanto de eurocéticos quanto de europeístas e os criticou por enganar o público por superestimar e subestimar os mesmos. A longa batalha do dia 23 de junho está apenas começando os combates nas trincheiras.

Um comentário sobre “As propostas, por favor

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s