Menos demagogia por favor

Desde de ontem, as redes sociais viraram um palco de uma guerra de trincheira envolvendo o estupro de uma adolescente de 16 anos por 33 homens no Rio de Janeiro. A garota teve que prestar um segundo depoimento no dia de hoje. Mas o que me incomoda é uma discussão demagógica onde se apontam os dedos entre homens e mulheres e não se tem propostas sobre o assunto.

O estupro é algo abominável por sua natureza cruel. Mas vendo a discussão nas redes sociais, percebi um debate oco onde todos querem ter a razão as custas de um sofrimento de uma adolescente que mal sabe se recuperará de um trauma tão forte em sua curta vida mesmo que os delinquentes sejam punidos pela lei após uma extensa investigação.

O direito da mulher de vestir da forma como gosta para sair e mostrar sua independência perante o mundo fica ameaçada. Mesmo se homens corretos desejam expressar seu enojamento diante de um fato escabroso. As militantes se sentem no que julgam no dever de coibir a garantia de um ser masculino demonstrar sua repulsa ao fato.

Ao mesmo tempo que vejo amigos meus criticarem as militantes por seu jeito feroz em criticar o homem e exercer um arcaico machismo onde os movimentos feministas não podem defender ideias que sejam contra o patriarcado. Para eles, as adeptas de tal movimento são fruto de uma ideologia estúpida e que nada faz para proteger as mulheres.

Apresentados os pontos de vista conflitantes. Fica nítido uma demagogia de ambos os lados que apontam o dedo, mas não apresentam uma solução. Não vejo propostas como aulas de educação sexual para que se evite uma visão tanto do machismo quanto feminista no ponto de vista ideológico ou mudanças nos artigos do código penal para criar a pena de prisão perpétua para tal crime. Afinal, menos demagogia e mais ações.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s