Usando a imigração

Há menos de um mês para o referendo. O Reino Unido pode ter uma virada no cenário com a decisão dos eurocéticos em focar na questão da imigração invés de falar das vantagens econômicas do Brexit. Isso foi revelado pelo editor de política do programa Newsnight (BBC Two) Nicholas Watt após a enxurrada de dados econômicos divulgados neste fim de semana.

A dificuldade dos eurocéticos em reverter o cenário é lembrada no referendo de 1975 sobre o mercado comum europeu. O então anti-marketeer trabalhista Tony Been mostrou um cenário catastrófico caso a entrada de produtos dos países-membros da então comunidade europeia afetaria a economia britânica que provocaria a perda de empregos.

A campanha pro-marketeer em resposta adotou uma postura de esclarecer os efeitos da adesão a CEE gravando performances de estrelas da campanha como os trabalhista Roy Jenkins e Shirley Williams falando com o público sobre as dúvidas em relação a entrada do país ao bloco europeu e assim mudou o jogo para que o Reino Unido permanecesse na CEE.

Em 2016, as negociações feitas pelo primeiro-ministro David Cameron que reforçam os controles sobre o benefícios de programas sociais e sobre a imigração entre os países-membros. Tanto os europeístas quanto os eurocéticos não conseguem atrair um eleitorado com questões complexas que pouco afetam a vida do cidadão como as regulamentações de Bruxelas.

Se os eurocéticos usarem os dados da imigração junto com o medo da perda de emprego do britânico para um encanador polonês como foi feito nos referendos pela constituição europeia de 2005 na França e Holanda. Poderemos ter um cenário onde os temores podem ditar o rumo se não houver um amplo debate sobre o Brexit sem termos os populismos e temores de ambos os lados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s