Ser solteiro na Ásia

Sempre se tem a impressão de ser solteiro é algo tão bem aceito no ocidente. Mas isso é rejeitado de forma veemente na Ásia. Prova disso é uma pesada crítica da agência estatal de notícias chinesa Xinhua contra a nova presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen. O texto tão controverso é que a China teve que apagar o artigo diante da má repercussão tanto no país quanto em Taiwan.

O fato de ela ser solteira poderia criar controvérsias porque não tem filhos ou uma família. Isso irritou as feministas chinesas. Mas como uma crítica a uma chefe de estado que defende a independência de Taiwan diante da pressão da China continental. Mas isso mostra que ser uma solteira não é fácil para o continente asiático.

Muitos países como China e Cingapura querem estimular que suas mulheres fiquem grávidas mesmo sobre restritas regras para procriar. Mas as mulheres solteiras ficam com a pecha de serem um peso para o estado. A falta de filhos pode criar empecilhos para o crescimento econômico de tais nações que estimularem o investimento pesado em educação.

A política do filho único na China está sendo revista diante de uma sociedade rica mas que pode envelhecer de forma rápida diante do fato de que casais ficam receosos em terem mais que dois filhos e pagarem uma pesada multa para o estado chinês. Isso cria a sensação de que ser solteiro é um estigma e um grande peso para as famílias chinesas.

As críticas a Tsai Ing-wen se mostram equivocadas além de mostrar que a China quer influir na política taiwanesa de forma grosseira. Mesmo que a presidente tem uma visão independentista e goste mais de seus gatos que cria em seu apartamento. Fica-se claro que os chineses terão que aprender a conviver com os solteiros mesmo uma mulher sozinha comande Taiwan.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s