Esquecemos de fazer amizades

Tenho vários amigos nas redes sociais. Mas muitos me reclamam da falta de uma certa cumplicidade. Parece que esquecemos de fazer amizades. Temos que nos adaptar a realidade de computadores e smartphones. O que nos falta é um pouco de sensibilidade ao lidar com o outro não como um ser superior, mas como uma pessoa normal.

Quando estou em um chat. Uma pessoa me pergunta se quero jogar xadrez. Se queremos criar uma amizade não se faz uma questão com um revolver nas mãos. Isso pode assustar muita gente. Eu faço uma autocrítica onde sou agressivo com uma amiga pelo fato de conversar com um cara que ela trata como se fosse um irmão mais velho e com seu maternalismo coruja.

O ser humano precisa de alguém que não te peça para jogar xadrez ou te trate como se fosse a sua mãe. Mas tem o outro lado onde a pessoa trata os outros de maneira fria e como se fosse algo descartável. Estamos falando de sentimentos e as pessoas precisam de uma solidariedade tão bem retratada no filme A procura de Eric, do cineasta britânico Ken Loach.

Todos parecem ter as soluções dos problemas humanos para impor ao próximo e se esquecem de entender a realidade dos mesmos. Não estamos falando do tal homem novo personificado nas ideologias autoritárias como comunismo, fascismo e nazismo. Mas sim de uma pessoa normal que tem que lidar com os problemas cotidianos de uma sociedade.

Vamos ter que reaprender a fazer amizades como uma forma de criar laços com o próximo que pode nos ajudar tanto nas alegrias quanto nas tristezas. Teremos decepções e frustrações em um futuro próximo. Não podemos negar isso. Mas não custa poder ajudar o mundo ao criar um afeição por um semelhante para uma vida inteira.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s