Existe receita para boa escrita?

Na noite de hoje, estava lendo dois textos do The Guardian sobre a boa e a má escrita. Fico pensando nos meus colegas de labuta que tentam ter uma narrativa em primeira pessoa para se aproximar de Clarice Lispector e pouco leem os jornais e revistas para não sofrerem pelo mundo moderno que se desmorona como um castelo de cartas mal feito.

A questão é como o escritor dialoga com o seu público. Eu percebo que meus amigos virtuais são em sua maioria um bando de crianças perdidas nas ruas ideológicas da vida. Eles querem sofrer como os poetas românticos malditos como Lord Byron, mas ter uma inteligência de J.K. Rowling. (Ainda me pergunto porque eles não vivem uma realidade fora de seus mundinhos estranhos.)

A escrita bem feita é importante para inspirar os leitores e questionar os escritores. Não adianta fala do sertão imitando Guimarães Rosa ou Graciliano Ramos ou escrever sobre sexo de forma visceral como Charles Bukowski ou Henry Miller. A palavra precisa ser esculpida tão bem como uma aerodinâmica de um carro de formula 1 para ganhar velocidade.

Os escritores estão perdidos diante do fato de não alcançarem as glórias da fama, leitores e críticos. Eles querem saber se um original possa ser aprovado tanto por um editor quanto por um leitor beta. O duro é como tais pessoas não sabem lidar com as rejeições e vão chorar no colo de seus pais por não saber lidar com a vida adulta e suas incertezas.

Isso se reflete na escrita por causa da falta de experiências pessoais e não expor seus traumas e conflitos internos refletidos em seus personagens. Eles preferem imitar escritores laureados para ver se atendem a demanda de um público com as mesmas histórias de sempre. Assim, o leitor perde a paciência com o escritor e o mundo ainda continua no deserto de ideias sem uma solução a vista.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s