Amina Ali Nkeki

Há dois anos atrás, 219 garotas nigerianas foram sequestradas pelo grupo terrorista Boko Haram no vilarejo de Chibok, que fica ao norte da Nigéria. Hoje, o governo nigeriano anunciou que uma garota chamada Amina Ali Nkeki foi resgatada e já está com a sua família. Mas a pergunta que fica é como está o destino de outras 218 meninas que estão sob a custódia do Boko Haram.

Nos últimos dois anos, a Nigéria elegeu um presidente como Muhammadu Buhari que manteve o seu foco no combate a corrupção. Mas não teve nenhuma novidade quando se lidava com o Boko Haram. Isso criava um sentimento de preocupação tanto em países africanos como Chade quanto em potências ocidentais como Reino Unido e Estados Unidos.

Mas com a notícia de um resgate de uma das garotas de Chibok pode se criar uma esperança em relação que outras meninas possam ser encontradas ao norte do país, principal reduto do Boko Haram. O fortalecimento das forças armadas nigerianas junto com a cooperação regional da União Africana mostra-se eficaz neste presente momento.

Outro fator foi a criação de milicias anti-Boko Haram no norte e nordeste da Nigéria. Tais grupos tem um amplo conhecimento sobre a área que fica na floresta de Sambisa, perto da fronteira com Camarões. Mas a preocupação que tais movimentos armados possam criar um cenário de uma nova guerra civil no país entre cristãos e muçulmanos gera uma preocupação para o governo nigeriano em um futuro próximo.

Amina já está com sua família e com um bebê de quatro meses que está sob avaliação em um hospital na cidade de Maiduguri. O rosto de Amina está borrado em fotos que foram divulgadas pelo governo nigeriano para a imprensa internacional. Ela ainda veste o véu muçulmano como resquício de seu longo cárcere. Mas a pergunta que fica é como estão as 218 garotas de Chibok.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s