As palavras de Johnson

A campanha do Brexit mostra uma clara divisão dentro do partido conservador. De um lado se tem europeístas históricos como Michael Heseltine, William Hague e Ken Clarke. Do outro se tem o histrionismo do eurocético e ex-prefeito de Londres Boris Johnson. Isso ficou claro quando Johnson afirmou que a União Europeia pretender unificar a Europa como se fosse Napoleão ou Hitler.

A declaração mostrou um racha no partido. Enquanto Johnson faz uma campanha pró-Brexit em que anda por todo país para angariar apoio. Os falcões dos tories como Heseltine dão entrevistas em que faz duras críticas aos eurocéticos e sua posição contraria a permanência do Reino Unido na União Europeia após o referendo de 23 de junho.

Isso cria uma sensação de guerra aberta entre os tories. Isso traz más lembranças como a guerra fratricida entre o primeiro-ministro John Major e os rebeldes eurocéticos liderados por John Redwood em 1995. Isso criou um leadership ballot onde Major venceu com larga vantagem, mas isso o enfraqueceu para as eleições gerais de 1997 perdendo para o trabalhista Tony Blair.

A perspectiva de uma divisão é assustadora para o primeiro-ministro David Cameron. Ele quer evitar a todo custo o desgaste vivido pelos trabalhistas quando convocaram um referendo sobre a permanência no então mercado comum europeu em 1975 tendo o protagonismo do eurocético Tony Benn e o antagonismo do europeísta Roy Jenkins. Isso enfraquecia o primeiro-ministro trabalhista Harold Wilson.

Cameron deseja unir o partido após o referendo para estabelecer quem vai seu sucessor para disputar as eleições gerais em 2020. Uma eventual divisão poderia ajudar os trabalhistas que vivem sob intensa desconfiança desde que Jeremy Corbyn assumiu o comando do partido. Mas os britânicos estão pensando nas palavras de Johnson do que na luta interna conservadora pela Europa.

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s