A realpolitik brasileira

Hoje, o senado irá votar o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Tanto que a chefe de estado já prometeu assinar a demissão coletiva de seu gabinete ministerial amanhã de manhã para que o vice-presidente Michel Temer possa assumir o cargo interinamente tão logo ela deixar o Planalto. Mas como fica o status quo político brasileiro?

Não se sabe os nomes para o novo ministério. Temer afirma que pretende construir relações institucionais com os partidos que vão lhe dar apoio no congresso. Tanto que o gabinete ministerial vai ser composto por nomes técnicos ou por notáveis. Mas isso causa estranheza para quem acompanha a política por não nomes considerados competentes para tal trabalho.

Mesmo que o senado aprove o impeachment. Fica claro que a teimosia de Dilma em não renunciar pode entrar na história como uma retórica vitimista em que foi alvo de uma conspiração. Mas isso só serve para agradar a militância petista e desagradar ainda mais os brasileiros irritados com a incompetência econômica e administrativa de seu governo.

Os brasileiros querem que uma melhora na economia e estancar a alta taxa de desemprego. Não sabemos se o governo Temer poderá ser capaz de conter a divida pública e o deficit fiscal. As medidas adotadas terão que ser importantes para ganhar a credibilidade dos investidores internacionais e do mercado financeiro para trazer o investimento estrangeiro.

Mas a realpolitik brasileira vai ter que ser feita em longas discussões e acordos nada republicanos. A costura do novo ministério se mostra andar um campo minado. Temer vai ter um longo trabalho de recuperar a credibilidade política-econômica perante a população desconfiada com os políticos. Isso vai levar um longo tempo para ser feito em Brasília.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s